O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

3.11.11

EREM MOACYR DE ALBUQUERQUE - SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

O que são seqüências didáticas?

As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.


As seqüências didáticas são usadas somente para o ensino de Língua Portuguesa?

Não. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos  já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.

Professores,

Para realizar uma seqüência didática eficaz para o ensino de gêneros textuais, sugerimos:
·        Propor que seus alunos produzam uma escrita inicial, sem maiores estudos prévios, que permita a identificação do grau de conhecimento que eles já possuem.
·        Planejar o ensino considerando o conhecimento que os alunos já tem sobre o gênero
·        Fazer perguntas que problematizem os conteúdos a serem aprendidos com esse estudo, aproximando o que os alunos devem aprender das vivências que eles têm
·        Propor desafios que possam ser vencidos pelos alunos. Esses desafios não devem ser muito fáceis, nem muito difíceis.
·        Propor e incentivar o levantamento de hipóteses sobre os elementos do gênero estudo ( o conhecimento sobre o tema, sua forma própria de composição, seus elementos característicos), ouvir essas hipóteses e valoriza-las.
·        Ampliar a discussão sobre os aspectos do gênero, com finalidade de comprovar hipóteses levantadas
·        Organizar pesquisas sobre o tema do gênero, para favorecer o domínio do conhecimento necessário pelos alunos.
·        Dar informações sobre aspectos próprios do gênero em estudo.
·        Organizar e sistematizar as descobertas e conhecimentos, realizando uma escrita coletiva com você no papel de escriba da turma
·        Propor uma escrita individual a partir de um roteiro própria para o gênero
·        Orientar o aluno para a auto-avaliação de sua escrita (em seguida, veja o roteiro para o aluno realizar a autocorreção de um texto dissertativo)
·        Avaliar a escrita dos alunos e interferir quando necessário, para garantir a aprendizagem de todos, de acordo com as possibilidades de cada um.


Roteiro para o aluno realizar a autocorreção de um texto dissertativo-argumentativo

·        Colocou o leitor a para da questão a ser discutida?
·        Tomou uma posição diante desta questão?
·        Utilizou argumentos que possam convencer o leitor?
·        Usou expressões  que introduzem argumento (como, pois, porque, de acordo com, segundo, etc)
·        Utilizou argumentos de autoridade e/ou exemplo?
·        Usou expressões adequadas para introduzir a conclusão (então, assim, portanto, deste modo, etc)
·        Conclui o texto reforçando sua posição?
·        No final, fez uma síntese das idéias, reforçou a posição assumida?
·        Verificou se a pontuação está correta?
·        Lembrou-se de iniciar com letra maiúscula os nomes próprios, inícios de parágrafos ou em palavras que vêm depois do ponto final?
·        Corrigiu os erros ortográficos?
·        Escreveu com letra legível para que todos possam entender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário