O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

MEMORIAL

PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II


Enfim... Um começo!
Por Ana Carolina Araújo

No dia de hoje, 29 de novembro, estive, reunida com um grupo de professores de língua portuguesa no Centro de Convenções da UFPE, sob regência do professor Gustavo Lima para participar da formação inicial do Programa Gestar II. Estava muito cansada devido a algumas atividades que venho exercendo na GRE e que se estenderam até o fim de semana, mas ainda assim fiz questão de vir, pois desde o início do ano estava à espera deste encontro.

As minhas expectativas eram grandes: quem seria o formador? Quem seriam os colegas? Como seria o curso? Ao chegar lá me surpreendi. Havia mais conhecidos do que esperava encontrar, alguns dos cursistas já tinham participado de um outro curso comigo há pouco mais de um mês, o mesmo se aplica ao formador, que  também foi meu colega de turma. Achei bom, fiquei mais a vontade.

No primeiro momento, Gustavo sugeriu uma dinâmica de apresentação segundo a qual deveríamos nos colocar em duplas e apresentar o outro como se fosse um “produto” através do gênero textual “propaganda televisiva”. Foi uma experiência engraçada e também interessante. Pudemos perceber como o outro nos vê e em que isso difere da nossa própria visão de nós mesmos.

Passadas as apresentações, mãos à obra! Iniciamos com um momento de externar nossas expectativas em relação ao curso. E são muitas... Principalmente, espero que ele seja capaz de me ajudar a trabalhar com os professores, alternativas para driblar a dicotomia teoria e prática.

Fui muito importante, especialmente para mim, o momento de orientação quanto à sistemática e a carga horária do curso, uma vez que em paralelo a atividade de formadora, também sou responsável pela coordenação na gerência.

Confesso que me assustei um pouco com as exigências do programa, pois diante de tanto trabalho que já desempenhamos no dia a dia, fico preocupada com as condições para poder cumprir com o mínimo de qualidade. Apesar de tudo continuarei me esforçando ao máximo para desempenhar o curso da melhor forma possível, pois acredito que ele tem muito a me oferecer.

Nos dias que se seguiram, acordei um tanto mais disposta para participar do curso, mas confesso que nem tanto assim. O cansaço ainda de persegue. Iniciamos o dia 30 com a leitura do texto Motel, de Luiz Fernando Veríssimo. Alguns colegas se dispuseram a ler alternando as falas. Foi legal!

Logo depois Gustavo pediu que alguém lesse o memorial que ele havia solicitado sobre a aula passada. Para sua surpresa (ou não) nem todos fizeram. Ele até que deu um desconto! Será porque alguns o chamaram de Nazista devido às exigências? Brincadeira... Ele permitiu que alguns lessem e então sugeriu que a cada encontro, duas pessoas fizessem o memorial para ler na aula seguinte. É o famoso planejamento flexível.

Então, voltamos às vias de fato. Hora se se reunir em grupos de estudo e a conhecer proposta do Gestar II. Cada grupo recebeu um tópico e fez a sistematização do texto lido em um cartaz. Como faço parte do grupo “internacional”, nossa sistematização foi em forma de poema. Depois, hora de socializar...

Vamos adiante - professor do Gestar não tem descanso. Hora do primeiro contato com o material didático – TP e AAA. Gustavo nos apresentou, ainda que superficialmente a estrutura dos cadernos.

Pausa para o almoço... Ainda bem! Já estávamos morrendo de fome! Não sei o porquê, mas professor adora comer... Barriga cheia...Voltamos à ativa. Ufa! Tá puxado...

Gustavo reiniciou com a apresentação do slides “A decadência do Romantismo”, que em seguida foi comparado ao texto “Tem Rapariga ai?” de José Telles, JC on line. Passado o deleite.

Dando continuidade as atividades fizemos a análise do material (TP e AAA). Buscamos identificar pontos fortes e frágeis, como também possibilidade de ampliações e sugestões de atividades. Depois socializamos tudo. Foi um excelente trabalho... Cada grupo analisou uma parte e depois socializou enquanto Gustavo registrava sistematizando num quadro.

Nos outros dias seguimos com a análise dos TP. Não estive presente na quinta feira (02/12) porque tive que realizar umas ações pela GRE. Mas soube que embora tenha havido um pouco de confusão – o formador precisou se ausentar e as substituições não atenderam à expectativa da turma – a sistemática foi a mesma.

No último dia – já acabou?! – fizemos o planejamento coletivo dos trabalhos. Uma ideia excelente que nos adiantou e muito o trabalho. Já pensou ter que fazer todo o planejamento das 12 unidades em uma semana, e ainda mais depois de ter passado uma semana longe da GRE? – Quando passamos muito tempo fora da GRE, na volta sempre tem 10 vezes mais trabalho que antes... Mas graças a esta ideia de Gustavo, consegui sair “viva”desta atividade.

Foi uma ótima experiência... Pude estreitar laços de amizade com alguns... Pude aprender muito com outros... Mas enfim... Professor do Gestar não tem descanso... Tenho que parar por aqui. Preciso organizar a divulgação e o cronograma do curso.