O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

25.7.11

Relato das produções

RELATO  UNIDADE 12  DO TP3  GESTAR II
OBJETIVO
Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

TEMPO 5 AULAS DE 50 MIN
SÉRIE : 8ª C
METODOLOGIA :
1 AULA – TRABALHO COM A FICHA 1 – VIDE ANEXO  
2 AULA – TRABALHO COM PARÁFRASE, PARÓDIA  
3 AULA – TRABALHO COM A ATIVIDADE 8 DA SEÇÃO 3 - PÁGINAS 164 A 166 TP3
4 AULA – TRABALHO COM ATIVIDADE 9 DA SEÇÃO 3 – PÁGINAS 167 A 168 TP3
5 AULA – PRODUÇÃO TEXTUAL –AVANÇANDO NA PRÁTICA PÁGINAS  172 E 173 – PRODUÇÃO EM GRUPO  ADAPTADO.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
1. Exercício de transposição de gêneros textuais (intertextualidade entre gêneros). Essa atividade pode ser feita em grupos de três ou quatro alunos.
2. Algumas sugestões para essa atividade de produção textual podem ser:
(a) Receita para um mundo melhor.
(b) O/A namorado/a dos meus sonhos.
(c) A escola ideal.
(d) Um verdadeiro amigo.
(e) O futuro
3. Como sugestão de  transposição vocês podem escolher outros gêneros já trabalhados em sala de aula  como bula de remédio, manual de uso ou rol de compras, um poema, uma carta, uma receita (...) por exemplo.

Na primeira atividade o trabalho saiu como o esperado, pois havia montado uma ficha que dava todos os suportes e identificação dos intertextos para os alunos. A construção do conceito de intertextualidade no coletivo foi bem sucedida.
Com os intertextos que os próprios alunos trouxeram dos seus cotidianos, aproveitei-os e trabalhei o conceito de paráfrase e paródia, no segundo momento, porém observei, na maioria dos estudantes uma dificuldade em identificar o discurso do outro no texto, pois muitos deles possuem um baixo ou médio grau de informatividade, assim como de interpretação.
Como solução para ampliar o conhecimento de mundo dos alunos sugeri que lessem mais, no entanto sei que muitos dos alunos não tem a cultura da leitura de fruição.
No terceiro momento, aproximadamente 40% dos alunos da sala, conseguiram responder a atividade 8 sem dificuldades, o que para mim como professora é satisfatório.
Na 4 aula, fiquei surpresa com a facilidade que os alunos tiveram de reconhecer o formato do gênero da atividade 9. Também responderam o exercício com êxito.
Avalio que os alunos tiveram facilidade em identificar a transferência de gêneros, porém tiveram dificuldade me identificar o intertexto  em um gênero.
No quinto momento, como já mencionei acima sugeri a mesma proposta do avançando na prática, com pequenas alterações. O resultado foi o seguinte.
TEXTOS DOS ALUNOS
Produção 1
Você sempre quis que ele tivesse agarradinho e juntinho de você.
Um melhor amigo!
alunas: Wilayne, Gerlane, Isabel e Priscila.
Produção 2
O NAMORADO DOS MEUS SONHOS
Apresentação: O namorado perfeito
Composição: inteligente, sincero, carinhoso, sarado, honesto e que seja presente em todos os momentos.
Informações: não recomendável para menores de 18 anos.
Indicação: morenos- para mulheres que gostam da cor mais bronzeada; brancos – para mulheres mulatas.
Efeitos colaterais: amor, ódio, ciúmes, loucura.
Reações: gravidez indesejada, decepção...
Validade: eternamente.

alunas: Ana Claúdia, Crislane, Luciana, Pollyana

Produção 3
ESCOLA IDEAL
Pai nosso dos estudantes
Aumentai as nossas férias
Diminua as nossas aulas
Perdoai as nossas faltas e filas
Assim como nós perdoamos os professores
Não nos deixai ficar em recuperação
Livra-nos da prova final
Amém.
alunos: Claúdia Michelli, Reinaldo e  Diego

Produção 4
RECEITA PAR AUM VERDADEIRO AMIGO
Ingredientes
1 xícara de respeito
1/3 de sinceridade
2 copos de amor fraterno
2 k de companheirismo
uma pitada de carinho
1 lata de lealdade
3 sacos de confiança
2 colheres de sopa de cuidados
5 gramas de amizade verdadeira
3 litros de humildade

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes  dentro do coração, espere agir por alguns minutos e ai começa uma verdadeira amizade. Se não se realizar, faça tudo de novo até se concretizar a receita completamente. Fazendo sua parte, com certeza a receita se realizará de forma surpreendente em sua vida.
alunas: Thayrini e Ana Patricia

Produção 5
O FUTURO
Apresentação: futuro ideal
Composição: esse produto contém um país solidário, sem diferença de classe social, sem fome e miséria.
Informações: não precisa de consulta médica e já está em tempo de começar.
Indicação: sempre ser solidário, dar um pouco aos necessitados, sempre andar sorrindo para contagiar quem está em sua volta.
Efeitos colaterais: deixar o mundo melhor e mais próspero.
Reações: durante o período que estiver praticando as indicações, você verá que o mundo ficará melhor e todos terão bem estar.
Validade: começando agora. Para esquecermos do mundo desagradável em que estamos vivendo.

alunos: Jaimison, Carlos, José Leandro


Produção 6
PAI NOSSO DOS NAMORADOS

Pai nosso dos namorados,
santificado sejam os nossos beijos,
venha a nós os nossos namorados.
Perdoai os nossos amassos
como os da praça e os do cinema.
O beijo de cada dia nos daí hoje.
Livra-nos das nossas sogras.
Amém!
alunas: Kaline, Fernanda, Mirian



Professora Cristiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário