O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

23.7.11

RELATO DE EXPERIÊNCIA

RELATO UNIDADE 13 DO TP4 GESTAR II

OBJETIVO: Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.

TEMPO 4 AULAS DE 50 MIN
SÉRIE 8ª C

METODOLOGIA
1ª AULA– TRABALHO COM ATIVIDADE 5 DA SEÇÃO 1- PÁGINAS 26 E 27 TP4
2ª AULA– TRABALHO COM ATIVIDADE 6 DA SEÇÃO 1- PÁGINAS 27 TP4 ADAPTADO (VIDE ANEXO)
3ª AULA– TRABALHO COM ATIVIDADE 7 DA SEÇÃO 1- PÁGINAS 28 A 30 TP4 ADAPTADO (VIDE ANEXO)
4ª AULA– PRODUÇÃO – AVANÇANDO NA PRÁTICA – PÁGINA 31 TP4 EM GRUPO ADAPTADO.


Na primeira atividade leitura/interpretação dos textos verbais e não verbais 90% dos alunos reconheceram os textos e os interpretaram como o esperado, pois a maioria dos alunos nos respectivos grupos os souberam interpretar de acordo com os comandos e indicaram outros símbolos utilizados em seus cotidianos como: cão feroz- na maioria das garagens e portões das residências- proibido estacionar, perigo rede elétrica, etc.

Na segunda atividade, como era uma atividade mais complexa de interpretação, percebi dificuldade por parte dos grupos. Quando eles começaram a socializar suas respostas foi notório o baixo rendimento nas compreensões dos textos 1, 2 e 3. Vejamos as incoerências das respostas.

Texto 1
“Podemos conhecer varias coisas”.
“Sem conhecimento como podemos aprende e ensina”
“O poder é ter força”
Texto 2
“Temos que zelar pela escola”
“Quem faz a escola é os alunos”
“A escola é o que o governo transmite.”
Texto 3
“Se não tiver precisando ajude quem precise.”
“Muita gente finge que não vê”
“Quem decide é o doador.”

Na terceira aula, quando apresentei os quatros textos, expliquei suas importâncias de usos e funções na sociedade e solicitei que respondessem o comando da atividade 7. Notei que 70% dos alunos não atingiram o esperado. Segue as respostas de um grupo que não atingiu o desempenho esperado.

“1.Isso é dito popular
2.Todo amor seus sentimentos.
3.Toda inscrição deve ter seus dados pessoais.
4.Como evitar contra a gripe.”
Com relação à atividade avançando na prática, quando os alunos elaboraram cartazes de diversos ambientes letrados (através dos dados que colheram sobre o ambiente e do uso da escrita neste lugar), o aproveitamento foi melhor; pois eles se sentiram incentivados pela novidade de trabalhar a disciplina fora do ambiente escolar. Foi eufórico!!!Estou adorando essa autonomia que o Gestar nos proporciona!
Gostaria mais uma vez de ressaltar que o trabalho foi feito em grupo por conta da dificuldade de xerocar o material em grande quantidade. Uma vez que o recurso para tirar xérox não estava no meu orçamento pessoal. Deixo a sugestão de se disponibilizar uma cota nas escolas para reproduzirmos as atividades.

POR CRISTIANE RENATA DA SILVA CAVALCANTI

ANEXOS

ATIVIDADES
OBJETIVO : Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
AULA 1


Atividade

a) Observe a região onde você vive e também as revistas e jornais disponíveis e dê exemplos de desenhos que representam palavras e símbolos que são formados por componentes verbais e não verbais.

ATENÇÃO
Os textos verbais e não verbais que observamos ao nosso redor são utilizados para construirmos significados diferentes. Aprendemos a ler o mundo e utilizamos a escrita para trocarmos idéias, conhecimentos e modos de pensar, isto é, para nos comunicarmos e transformarmos o mundo e a nós mesmos.
E se você observar o contexto em que vivemos e os inúmeros modos em que a escrita é utilizada na nossa sociedade, vai notar que estamos cercados por textos que têm diferentes graus de complexidade: os outdoors, por exemplo, têm a função de persuadir e suscitar o desejo de possuir algo (como um certo carro, uma certa roupa, comprar um certo jornal, etc.) e, mesmo, de enunciar, conjugando a imagem com pouquíssimas palavras, uma mensagem instrutiva (como é o caso de um anúncio do governo sobre como combater focos da dengue).




AULA 4

O ambiente letrado é importantíssimo para que possamos entender as práticas da cultura escrita e transformar o nosso conhecimento.
1- Formem grupos de 5 ou 6 membros;
2- Escolha um ambiente letrado abaixo e colete informações sobre o mesmo.
(casa, rua, outdoors, trânsito, igrejas, escola, jornais, shopping, feira, cinema, mensagens de caminhão, bares, ônibus, postos de saúde, etc.).
Escolha um ou dois ambientes que ache mais representativo(s), aqueles que são mais comuns ou os que vocês acham mais interessantes;
3- Cada grupo vai colher informações sobre os usos da escrita em cada ambiente a ele designado;
4- As informações devem ser organizadas em cartazes;
5- Cada grupo deve apresentar para a turma seus achados. Atente para as construções textuais, frases e termos utilizados, elementos verbais, não verbais e a pontuação. Se for necessário, use o dicionário. Se aparecerem palavras em língua estrangeira, explique-as.
6- Após a apresentação os cartazes devem ser colados na sala de aula para que todos os apreciem e possam compor, por um período de tempo, o ambiente letrado da sala de aula.


Segue abaixo algumas imagens dos grupos se apresentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário