O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

23.7.11

RELATO

RELATO UNIDADE 11 DO TP3 GESTAR II
OBJETIVO : CARACTERIZAR SEQUÊCIAS TIPOLÓGICAS DESCRITIVAS, NARRATIVAS, EXPOSITIVAS E ARGUMENTATIVAS (COMO DOIS ASPECTOS DO TIPO DISSERTATIVO).
TEMPO 4 AULAS DE 50 MIN
SÉRIE : 8ª C
METODOLOGIA :
1 AULA – TRABALHO COM O TEXTO O DRAMA DA GEADA E ATIVIDADE 1 - PÁGINAS 99 A 101
2 AULA – TRABALHO COM O TEXTO FUGA E ATIVADE 5 – PÁGINAS 106 E 107
3 AULA – TRABALHO COM O TEXTO CÃO E ATIVIDADE 12 – PÁGINA 117
4 AULA – PRODUÇÃO TEXTUAL –AVANÇANDO NA PRÁTICA PÁGINAS 124 E 125 ADAPTADO- APÓS AS QUESTIONAMENTOS E LEITURA DA FOTO, SOLICITEI AOS ALUNOS QUE ELABORASSEM UM PARÁGRAFO DESCRITIVO, UM PARÁGRAFO NARRATIVO E OUTRO DISSERTATIVO SOBRE A IMAGEM.

Durante a execução do planejamento, encontrei algumas dificuldades com relação à compreensão e fixação das três sequências tipológicas por parte dos discentes. A dificuldade não foi em identificá-las no texto e sim na hora das produções; mesmo depois de serem trabalhadas em sala de aula.
Sabemos que os alunos têm mais facilidade de se expressar na hora das discussões e dar suas opiniões sobre o texto do que na transposição de suas opiniões para a modalidade escrita.
Mesmo resistindo em elaborarem os parágrafos solicitados, observei que 55,8 % dos alunos não atingiram o objetivo esperado e 44,2% o alcançaram.
NA SEQUÊNCIA DESCRITIVA
As descrições relataram propriedades particulares e concretas da fotografia, assim como a apropriação das alunos das classes gramaticais mais usadas no tipo descritivo que são os adjetivos e substantivos e também verbos de estado. Vejamos os exemplos abaixo.
“Gordos, magros, altos e baixos. Capacete, luvas e botas e acida de tudo trabalho em equipe” aluna Glisquele Gomes
“Eles estavam felizes. Tinham capacetes, uniformes, corda, equipamentos, tijolo, cimento, areia, sol...” aluno Bruno Danilo
“Sete operários estão usando macacão de cor azul. Alguns são baixos e outros são altos e todos usam capacetes e botas de trabalho, luvas, cordas...” aluna Andresa Ingrid
Também percebi que muitos alunos usaram expressões de propriedades ou qualidades dos objetos descritivos, compondo a cena da imagem como nos trechos seguintes.
“Tarde de agosto. Sete homens, operários, usando materiais de trabalho e carregando uma corda bastante pesada, com seus macacões sujos e capacetes melados de tintas, tentam puxar algum objeto bastante pesado. além do chão molhado e escorregadio, eles demonstram muita alegria.” aluna Ellen Shayene
“Esses operários felizes trabalham muito. Usam seus capacetes arranhados, seus macacões azuis, suas botinas pretas, cordas e seus equipamentos pendurados no pescoço.” aluna Maria Emília
“Operários unidos, fios sendo carregados, capacetes amarelos, força, esforço, equipados e alegres.” aluna Thaynan França

NA SEQUÊNCIA NARRATIVA
Notei que nos parágrafos narrativos, a maioria das narrações são intercaladas com trechos descritivos que preparam e reforçam a narrativa. Também encontrei apropriação do que foi trabalhado em sala de aula como marcas lingüísticas dos verbos que indicam ações, emprego do pretérito perfeito, marcadores temporais. Os parágrafos abaixo confirmam o dito.
“Todos os dias pessoas saem para trabalhar. Naquele dia ensolarado, sete operários estão fazendo seus trabalhos, felizes. Mais um dia estão juntos.Bem equipados, carregando os equipamentos, usando suas forças para fazer o melhor no serviço.” aluna Thaynan França
“Numa sexta-feira, ultimo dia da semana de trabalho, sete operários estão bem equipados com seus capacetes, fardas azuis e botinas. Eles são da mesma família e estão construindo um prédio o qual já estão acabando, e estão muito alegres com isso.” aluna Susan Kelly
“Os operários trabalharam ontem numa obra pela manhã e ao meio dia pararam para almoçar. Em seguida passaram a tarde toda trabalhando. Quando o fim do dia chegou, eles voltaram para casa.” aluna Rayanne Oliveira
“Hoje pela manhã alguns operários estavam trabalhando. Só que estava faltando o João que chegou logo em seguida...” aluna Mª Jaquércia
“Era um lindo dia para os trabalhadores que acordaram muito cedo para trabalhar na construção de prédios. Construir os sonhos de muito moradores que não possuem um lugar para morar.” aluna Wedja Rayane
“Numa tarde de sol, operários trabalhavam duro numa construção, com roupas, materiais e acessórios pesados. Sete homens tentavam construir um prédio de 16 andares. Eles carregavam uma corda pesada, mas não tiravam o sorriso do rosto. Estavam sempre alegres e felizes com suas funções.” aluna Ellen Shayene
Há também uma relação em alguns trechos narrativos acima de anterioridades e posterioridade entre os fatos narrados, havendo entre sim uma relação de causa e efeito.

NA SEQUÊNCIA DISSERTATIVA
Já nos parágrafos dissertativos, observei que a informações reflexivas que os alunos usaram em seus textos serviram para comprovar a idéia central. Os argumentos foram expostos com clareza, critica e objetividade. Uma minoria da turma conseguiu atingir relações lógicas na articulação dos fatos. Vejamos alguns trechos bem sucedidos.
“Na verdade, nem sempre os trabalhadores da construção civil exercem suas profissões seguros. O que vemos são profissionais despreparados , sem nenhum recurso...” aluna Mitilene Maria
“As pessoas discutem muito a falta de segurança nas construções civis. A imagem não demonstra exatamente como é a vida destes operários. Hoje em dia é cada vez mais comum ver acidentes em construções, a falta de equipamentos é cada vez mais constante, e ainda existe empresas que não tomam nenhuma providência.” aluna Thaynan França
“Milhões de operários em todo Brasil não estão felizes com seus salários, porem eles precisam trabalhar para sustentar suas famílias. Será que um dia essa situação irá mudar? aluna Susan Kelly
“Os perigos numa construção civil são muitos. Um deles é o caso de um operário não usar seu capacete, que é usado justamente para protegê-lo. Se num acidente, um tijolo ou material cair na cabeça do trabalhador pode levá-lo a morte. Dependendo da velocidade em que o objeto cair pode causar serias lesões.” aluna Rayanne Oliveira.
“Há milhões de operários trabalhando de forma desumana, sem equipamentos mínimos de proteção. Segundo o senhor Michael Farias, técnico em segurança de trabalho, a utilização de equipamentos de proteção no trabalho deve ser obrigatória para todos os trabalhadores; assim como o cumprimento real de sua jornada de trabalho com direito a hora de almoço.” aluna Mª Jaquércia.
Embora 55,8% da classe não tenha atingido totalmente o objetivo proposto, constatei que os tipos descrição e narração obtiveram maior compreensão por parte dos estudantes. Notei que a maioria dos alunos entrelaçou tais sequências para construir seus parágrafos.
Gostaria de ressaltar outra dificuldade, que acredito não ser só minha, que é a falta de apoio, em termos financeiros, de reproduzir os materiais para serem trabalhados em sala de aula e possibilitá-los (disponibilizá-los) para todos os estudantes.
Mesmo com todos os entraves encontrados, obtive resultados positivos porque praticamente 50% dos alunos da sala alcançaram o objetivo proposto. Satisfeita com os resultados obtidos, socializei com os colegas de trabalho os pontos positivos que venho obtendo com a metodologia do Gestar II. Estou contente com o êxito ( e melhora) do desempenho dos discente em minhas aulas.





por CRISTIANE RENATA DA SILVA CAVALCANTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário