O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

4.8.11

MEMORIAL DA CURSISTA NORMA - PÓLO - ESCOLA DES. JOSÉ NEVES FILHO

MEMORIAL DA 1ª OFICINA DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR II LÍNGUA PORTUGUESA
Pólo- Escola Desembargador José Neves Filho- Jaboatão dos Guararapes
Há exatamente uma semana, estava na Escola Amor Divino,  local onde trabalho como educadora de apoio e professora do Componente Curricular Língua Portuguesa, a pensar como faz falta trocar idéias com os colegas da área sobre questões de ensino da língua. A maioria de nós, professores e professoras está sempre correndo de uma escola para outra onde com mais de um vinculo de trabalho, tentamos complementar o salário, que, mesmo assim, ainda não dá para pagar as contas. De repente,  chegaram as minhas mãos as informações e a ficha de adesão para participar do GESTAR II. A possibilidade soou-me como um convite a uma festa. Verificados os pré-requisitos para a participação, ser professor do 6º ao 9º ano e não ter participado do GESTAR II, ano 2009, divulguei a notícia com os outros colegas da área e comuniquei à secretaria o meu interesse.
Fiquei contando os dias para a festa, mas, exatamente nesse dia, faltou uma professora e tive que substituí-la em duas aulas. Não gosto de chegar atrasada a festas, contudo gosto menos ainda de não poder participar delas. Assim que conclui as minhas obrigações,  parti para o local da festa sem saber que tipo de festa seria.
Ao chegar ao local, um velho conhecido meu, Escola Desembargador José Neves Filho,  onde, durante seis anos, já havia participado de outras festas, vi que os convidados estavam divididos em 3 grupos  e todos pareciam compenetrados, mas alegres, realizando alguma tarefa e aguardando alguém.  Fui muito bem acolhida por uma jovem, que logo, trouxe-me um presente, uma coleção de livros, e por um grupo que começou a me situar  sobre o que estava acontecendo. Quando de repente... tan, tan, tan (som de marcha nupcial) chegou um jovem que se juntou a outra  jovem que havia me presenteado, então eu percebi que a festa era de casamento. Um casamento perfeito de Cristiane e Assis, que proporcionaram aos seus convidados um banquete de formação e informações.
Deliciamo-nos sobre o estudo das variantes lingüísticas (Unidade 1- GESTAR II – Linguagem e Cultura TP1 – Caderno de Teoria e Prática). Saboreamos a leitura  deleite  ‘Nóis mudemos’ de Fidêncio Bogo. Conversamos muito sobre os dialetos e registros da língua e para a sobremesa trouxeram-nos os oito Mitos do Preconceito Linguístico de Marcos Bagno.
No final da festa, alem das boas lembranças, como recordações, levamos a tarefa da pagina 47 à 49 para realizar em casa. A minha empolgação foi tanta que, por engano, levei também o material de uma colega, só  ao chegar em casa percebi.
Candidatei-me a fazer o memorial dessa tarde, que, para mim, foi inesquecível e espero ter sido a primeira de muitas outras.
Por Norma de Morais Leal – Escola Amor Divino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário