O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

25.8.11

RELATÓRIO


   A aplicação do Avançando na Prática, proposto na unidade 1 do TP1, aconteceu na 8ª série A da Escola Estadual Alice Vilar de Aquino. Como o objetivo da atividade consistia em entender a noção de gírias, procurou-se produzir dicionários que expressassem o vocabulário típico dos adolescentes.
   As atividades aconteceram em três etapas durante 03 aulas de Língua Portuguesa. Na primeira etapa, cópias de textos, apresentando gírias, foram disponibilizadas. Solicitou-se aos alunos que identificassem, nos textos, os termos considerados gírias. Percebeu-se, através dos comentários, que a turma  sentiu dificuldades para entender algumas gírias e reconhecê - las como pertencentes a determinados grupos sociais.
   No segundo momento, os alunos, em pequenos grupos, com o auxílio de dicionários de língua portuguesa, elaboraram  dicionários do vocabulário típico dos adolescentes, definindo o significado dos termos e das expressões utilizadas por eles no dia a dia. Em seguida, as equipes explicaram, oralmente, em quais situações de comunicação tais gírias poderiam ser usadas adequadamente: “na escola, com os colegas”, “no Orkut”, “somente entre os amigos”, etc.
   Na última etapa, solicitou-se aos grupos que produzissem diálogos, para serem dramatizados, cujo contexto apresentasse falhas de comunicação entre os interlocutores por causa de uma determinada gíria utilizada. Na sequência, os alunos encenaram os textos e finalizaram, dando suas opiniões e sugestões sobre as apresentações de cada equipe.     
Cursista: Bernadelle Charlene de Souza
Escola Alice Vilar
Polo da Escola Técnica Maximiniano Campos

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