O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

8.9.11

POLO DA ESCOLA TÉCNICA MAXIMINIANO CAMPOS\ 08\09\2011  - QUAIS PONTOS SÃO RELEVANTES NA UNIDADE  7  DA TP2:

SEÇÃO 1- ARTE E COTIDIANO
- Diversidade textual: músicas, filmes e muitas imagens;
- Proposta de trabalho com escritores,
-  A arte estudada de forma reflexiva, usando temas do nosso cotidiano.
SEÇÃO 2: CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
- Recursos musicais e poéticos;
- Trabalha textos informativos;
- “ O Avançando na Prática “ propõe um trabalho interdisciplinar;
SEÇÃO 3 : AS FUNÇÕES DA ARTE
- Dá ênfase a leitura e a oralidade;
- Os objetivos são pertinentes as atividades propostas;
- Trabalha a importância da Arte;
- Propõe uma atividade com uma obra literária para ser lida e encenada em partes.



POLO DA ESCOLA TÉCNICA MAXIMINIANO CAMPOS\ 08\09\2011  - SINTESE DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES  NAS ATIVIDADES DA UNIDADE 8:

Ao analisarmos a seção1 da Unidade 8 do TP2, percebe-se que o objetivo é identificar figuras na linguagem cotidiana. Diante deste objetivo, tal seção apresenta na página 115 do “ Avançando na Prática”, sugestões de atividades que buscam desenvolver no aluno a sensibilidade para perceber o valor expressivo da linguagem conotativa, no dia-a-dia.
Já na seção 2, a proposta de atividade do “ Avançando na Prática” da página 120, está limitada à leitura e a interpretação de poemas. Então, na análise desta seção, observa-se que a sugestão dada não vem a ser tão coerente com o objetivo a que se propõe, que seria identificar as várias possibilidades de linguagem figurada no texto literário, pois como sabemos o texto literário não se restringe à linguagem poética apenas, mas a proposta é muito boa.
Na seção 3 encontramos atividades que relacionam elementos sonoros e sintáticos de forma expressiva,   trabalha-se também as onomatopéias, a atividade proposta na página 128 é bastante interessante.
As figuras de linguagens são muito comuns no nosso cotidiano, desta forma analisamos o quanto a abordagem dada pela TP é coerente. Os textos, os exemplos e até mesmo as sugestões em torno da expressividade da linguagem cotidiana.
O que está presente nos sentimentos e emoções faz aflorar uma série de recursos lingüísticos que evidenciamos esse estado de espírito. Lembrando que, o uso das figuras de linguagem nos passa de certa forma uma visão clara. Esse material é muito abrangente, atrativo e dinâmico, o que nos ajudará muito em sala de aula.

Bernadelle, Dulce, Janeide, Cristiane  e Silvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário