O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

29.9.11


POLO DA ESCOLA TÉCNICA MAXIMINIANO CAMPOS - RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADE


O trabalho foi desenvolvido na Escola Poeta Mauro Mota, localizada na rua Arthur Xavier S/N, no bairro de Socorro, no turno da manhã apenas uma série: 5ª. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma Atividade , a qual está inserida  no TP4                        ( Caderno de Teoria e Prática 4 ), localizada na área “ Avançando na Prática. Para este terceiro trabalho poderíamos escolher as atividades existentes na Unidade 13 ou 14.
Assim, ao contrário das outras atividades desenvolvidas para a realização dos relatórios, as quais trabalhei com duas turmas, para este trabalho escolhi apenas uma turma a 5ª C,  na qual realizei  uma atividade do Avançando na Prática da Seção 3, esta pertencente a Unidade 13: Leitura, escrita e Cultura. A Seção 3 desta unidade, tem como título:  Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita, o objetivo desta seção é produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
A atividade escolhida foi planejada, a partir das questões pertencentes ao Avançando na prática da página 50, a qual propõe que sejam desenvolvidas várias aulas tendo como objetivo ensiná-los a organizar o material e o conhecimento necessários para o planejamento de um texto sobre o tema diversidade cultural: festas. E para tal,  inicialmente apresentarei um texto sobre festas juninas, realizarei uma conversa exemplificando sobre os diversos tipos de festas existentes na nossa sociedade, mostrarei um exemplo de um convite, mostrando sua finalidade e objetivo, assim como suas características e eles redigiram um convite, finalizando com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos à turma.
Assim como foi planejado,  iniciei a  atividade propriamente dita expondo um texto sobre Festas Juninas, o qual encontra-se localizado na página 35 do TP4 da Unidade 13, logo após realizei uma leitura com eles e conversei não só sobre as Festas Juninas, mas sobre as diversas festas existentes na nossa sociedade, desde uma simples festa de aniversário até as festas de bairro, os shows e outras. Só após uma longa conversa, foi que comecei mostrando-lhes que, todas tinham seus objetivos, finalidades e características que as diferenciavam umas das outras, para que assim eles pudessem  perceber primeiramente as diferenças existentes entre as mesmas.
Desta forma, pude exemplificar sobre o assunto abordado,  através de um convite que coloquei no quadro. Este, tinha como objetivo ampliar mais os seus conhecimentos, de maneira que eles pudessem visualizar algumas informações contidas no mesmo. Posteriormente, coloquei no quadro algumas perguntas que ajudassem os alunos a organizar as informações para posteriormente produzirem um convite:
- Qual festa?
- Quando ocorrerá a festa?
- Onde e como acontecerá a festa?
- Até quando durará a festa?
- O que terá na festa?

Após realizar a leitura e explicar tudo que tinha e porque coloquei aquelas perguntas no quadro, é que pedi que eles produzissem um convite, usando como direcionamento aquelas perguntas.
A  maior dificuldade foi fazer com que os alunos entendessem que eles iam responder aquelas questões confeccionando os convites, ou seja, que as mesmas só foram colocadas no quadro para norteá-los nas informações que iriam ser inseridas nos convites.
No que diz respeito as dificuldades em relação a aplicação,  encontrei dificuldade a partir do momento que pedi folhas de papel oficio para a direção da escola, mas nada que me fizesse desistir do meu objetivo.Posteriormente, foi fazer com que os alunos entendessem o que eles iam fazer na sala de aula, mas com conversa e explicando mais uma vez o assunto e a atividade consegui que eles entendessem e participassem dessa atividade.
Tentei seguir a o máximo a atividade do Avançando na prática da página 50, mas tive que fazer algumas alterações devido ao tempo ser curto. Mesmo com toda a dificuldade em entender o que estava sendo pedido, depois eles conseguiram realizar a atividade.
Vale salientar que, com esta  turma a dificuldade foi maior do que com as outras turmas realizadas anteriormente,mas a atividade ocorreu sem maiores problemas. Infelizmente ainda o que predomina entre a maioria dos alunos é a vergonha quando propomos algum tipo de trabalho que o exponha. Neste tipo de atividade realizada, acredito que os resultados foram bastante positivos, pois eles conseguiram dentro de suas limitações e dificuldades participarem da atividade, após entenderem o que tinha sido proposto, eles conseguiram produzir os convites, cada um a seu modo, mas sem problemas.
Em síntese, consegui realizar a  atividade, tendo como objetivo fazer com que os alunos  ampliassem seus conhecimentos culturais e utilizassem os seus conhecimentos já adquiridos para produzirem no final um texto: convite, reconhecendo suas características e seu objetivo. A medida do possível, os objetivos esperados foram alcançados, conseguindo fazer o que foi proposto, pois mesmo a turma não sendo muito participativa desenvolveu a atividade e dialogaram sobre o assunto proposto na aula.
È importante ainda, mencionar que, devido ao pouco tempo não tive condições de parar, discutir ou ao menos avaliar essa atividade com nenhum dos meus colegas de trabalho, mas os resultados foram pertinentes a nossa realidade.

Cursista: Dulce Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário