O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

15.9.11

OFICINA DIA 10/09/2011 PÓLO ESCOLA DES. JOSÉ NEVES FILHO

PRODUÇÃO ESCRITA
Para fazer uma frase de dez palavras são necessárias umas cem.
Millôr Fernandes

ATENÇÃO !
    Não  basta o cumprimento da etapa de escrever. É preciso que se providencie uma etapa anterior e posterior à escrita. Cada uma tem função de grande importância para que nossas produções lingüísticas resultem adequadas e relevantes.
       Vejamos as etapas no quadro a seguir.
PLANEJAR

É a etapa para o sujeito:
Ampliar seu repertório;
Delimitar o tema e escolher o ponto de vista a ser tratado;
Eleger o objetivo, a finalidade com que vai escrever;
Escolher os critérios de ordenação das idéias, das informações;
Prever as condições dos possíveis leitores;
Considerar a situação em que o texto vai circular;
Decidir quanto Às estratégias textuais que podem deixar o texto adequado à situação;
Estar seguro quanto ao que pretende dizer a seu parceiro; enfim, estar seguro quanto ao núcleo de suas idéias e de suas intenções.

ESCREVER
É a etapa para o sujeito:
Pôr no papel o que foi planejado;
Realizar a tarefa motora de escrever;
Cuidar para que os itens planejados sejam todos cumpridos;
Enfim, essa é uma etapa intermediária, que prevê a atividade anterior de planejar e a outra posterior de rever o que foi escrito.
Normalmente, a escola tem concentrado sua atenção na etapa de escrever e tem enfocado apenas a escrita gramaticalmente correta.

REESCREVER
É a etapa para o sujeito:
Rever o que foi escrito;
Confirmar se os objetivos foram cumpridos;
Avaliar  a continuidade temática;
Observar a concatenação entre os períodos, entre os parágrafos; ou entre os blocos superparagráficos;
Avaliar a clareza do que foi comunicado; avaliar a adequação do texto às condições da situação;
Rever  a fidelidade de usa formulação lingüística às normas da sintaxe  e da semântica, conforme prevê a gramática da estrutura da língua;
Rever aspectos da superfície do texto, tais  como a pontuação, a ortografia e a divisão do texto em parágrafos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário