O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

29.9.11


 POLO DA ESCOLA TÉCNICA MAXIMINIANO CAMPOS - RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADE

CURSISTA: BERNADELLE SOUZA


    Buscando a sistematização da atividade proposta na Unidade 9 do TP3, selecionou-se, para a aplicação do Avançando na Prática, a 5ª série A da Escola Estadual Alice Vilar de Aquino.
    A experiência, em sala de aula, aconteceu durante três semanas do segundo bimestre 2011, perfazendo um total de 06 aulas de português. Como o objetivo da atividade era o estudo do gênero biográfico, solicitou-se aos alunos uma pesquisa sobre a vida e a obra de Charles Perrault, autor de vários contos de fadas estudados no bimestre anterior.
    No primeiro momento, os alunos, em pequenos grupos, analisaram a biografia de Perrault, buscando identificar os tipos de informações que os textos biográficos apresentam. Após as discussões sobre as características textuais do gênero estudado, os alunos também observaram a biografia de diferentes autores encontrada em livros didáticos de Português para reconhecerem tais características. Em seguida, cada grupo procurou expor para a classe as informações percebidas nos textos analisados. Eram comuns comentários que revelavam as características observadas com a leitura dos modelos biográficos: “o texto fala da vida do autor, “fala dos livros”, “diz onde ele nasceu”, etc.
    Em outro momento, selecionou-se uma biografia de Perrault para os alunos interpretarem. Por escrito, cada aluno respondeu questões referentes à organização e ao tema do texto analisado. Apenas 15% da turma não conseguiram perceber a informação predominante do texto.
    Para a elaboração do texto biográfico, os alunos reuniram-se em grupos de 03 integrantes e pesquisaram sobre a vida de alguém importante da comunidade. Após a produção escrita, os alunos elegeram um representante de cada equipe para ler a primeira versão biográfica para a classe. Em seguida, os alunos avaliaram os textos produzidos e revisaram problemas  de ortografia e de concordância verbal e nominal apresentados em algumas biografias. Na sequência, seguiu-se o processo de reescrita dos textos que precisaram ser aprimorados.
    Ao longo da experiência, percebeu-se que os objetivos foram alcançados: os alunos foram capazes de elaborar um texto com as próprias ideias e dentro das características do gênero solicitado.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário