O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

3.11.11

POLO DA ESCOLA MAXIMINIANO CAMPOS -13 ENCONTRO ( 13-10-2011) PRODUÇÃO TEXTUAL

RELATÓRIO DE ATIVIDADE

O trabalho foi desenvolvido na Escola Poeta Mauro Mota, localizada na rua Arthur Xavier S/N, no bairro de Socorro, no turno da manhã em apenas uma série: 5ªA. Inserida  no TP6      ( Caderno de Teoria e Prática 6 ), localizada na área “ Avançando na Prática da Unidade 23.
A atividade escolhida foi planejada, a partir das questões pertencentes ao Avançando na prática da página 141, a qual propõe  a leitura  de um texto com entrevistas sobre o uso de gírias no cotidiano, utilizei o texto que encontra-se na página 138: “ Outros modos de palavras” um entrevista da Folhinha de São Paulo. Após a leitura é feita algumas perguntas, que serão respondidas pelos grupos já formados. Depois foi proposto um debate com as respostas dos alunos.
Assim como foi planejado,  iniciei a  atividade propriamente dita expondo o texto:  Outros modos de palavras, o qual encontra-se localizado na página 138 do TP6 da Unidade 23, logo após realizei uma leitura com eles e conversei  sobre o texto, qual a sua finalidade, quais as informações, por que e quem geralmente utiliza gírias. Só após uma longa conversa, a qual foi bastante interessante, pois os alunos participaram e se empolgaram com o tema, foi que comecei realmente a debater com eles as perguntas inicialmente apenas oralmente.
Desta forma, logo após este pequeno debate e exposição de algumas informações  pedi que os grupos respondessem as perguntas propostas: a) Vocês utilizam as gírias com freqüência? Por que?; b) Como vocês utilizam as gírias?; c) Quando vocês utilizam as gírias?. Assim, foi dado um tempo para que os grupos respondessem as questões.
Após todos escreverem, fiz e revisão com eles, troquei as respostas e pedi que cada um dos grupos lessem as respostas e que o grupo que respondeu explicasse sua resposta.  Depois do bate-papo da revisão, pedi que cada um revisasse sua resposta.
Esta atividade tinha como objetivo fazer com que os alunos escrevem, debatessem sobre as questões, revisasse-as e posteriormente editassem o texto produzido.
Na etapa da edição, pedi que os alunos transcrevessem para uma cartolina as perguntas e respostas correspondentes como foi feito na entrevista da Folhinha, logo após todos os grupos apresentaram para o resto da sala e conclui com eles o explicando o que foi feito.
Em síntese, consegui realizar a  atividade, alcançando assim os objetivos desejados. Pode-se dizer que, a medida do possível, os objetivos esperados foram alcançados, conseguindo fazer o que foi proposto.

Dulce Maria
Escola Poeta Mauro Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário