O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

10.11.11

PÓLO ESCOLA DESEMBARGADOR JOSÉ NEVES FILHO 14º ENCONTRO

    

MEMORIAL 14º ENCONTRO

RELATO DE UMA VIAGEM INUSITADA

Às vezes tentamos prever o que o futuro nos reserva. Mas, quase sempre, isso não é possível. Contudo, eu não esperava que um dia fosse embarcar num navio chamado GESTAR, só comparável ao AYSSO (da família Schürmann) ou do CALYPSO (de Cousteau).


Pelo caminho, fomos pesquisando, descobrindo, discutindo, desbravando democraticamente, repartindo e renovando conhecimentos. Ao longo desse caminho, aportamos em alguns lugares, portos, para ser mais exata..
Alguns tripulantes não mais voltaram. Não sabemos o porquê, mas respeitamos as suas escolhas. Também encontramos dificuldades, faltaram mantimentos, equipamentos, chuva, calor, mas os comandantes e a tripulação sempre atentos minimizaram tais situações. Como todo e bom grupo social tivemos desentendimentos, mas que não chegou a macular em nada nossa viagem.

 O vento soprou as velas abertas, seguimos viagem e mais conhecimento. Havia dias que a tripulação era maior, outros nem sempre. Mas quem estava vivia sempre ávido e atento. Visitamos muitos locais (chamados conhecimento). Demos a volta ao mundo em poucos meses. Esse mundo, o da Língua Portuguesa nos deu asas, inspiração, novas formas de atuar e de um novo olhar sobre a nossa própria Língua.

No penúltimo dia de viagem discutimos sobre a maravilha de todas as artes, a LITERATURA, novamente dividimos, somamos, multiplicamos e vivemos um mundo da ficção (aquele que poucos têm acesso por tantos motivos que só Deus sabe). Meu amor por este mundo tornou-se ainda maior. há coisas que eu não sei. Sei, apenas, que meus marujos-companheiros sejam os silenciosos ou os que falam tanto quanto eu aprendemos muito, na filosofia do conhecimento ou na inovação das atividades.
Nesse ponto, acredito que somos, hoje, todos, um só agradecimento.
Mas ainda falta-nos um dia de viagem, então, vamos lá, aprender mais socializar mais.

Obrigada Comandante Cristiane, obrigada Comandante Assis, obrigada a tripulação de professores que participaram desta viagem,que, ao menos para mim, muito enriqueceu.

Logo vamos chegar ao porto do destino fina. Nós fiaremos. Vocês,comandantes, terão uma nova tripulação. Mas nunca esqueçam que para alguns de nós houve, o que chamo de “licenciosidade profissional”, no caminho de nossas vidas. E que me perdoe Drummond: se “havia uma pedra no caminho...”, ela se foi.

Que novas viagens surjam, que outros portos os recebam> Mas que não nos esqueçam, e que tenham sempre este envolver do conhecimento que tanto nos aqueceu.

Quanto a nossa tripulação, temos os nossos barcos para cuidar, temos nossa tripulação(alunos). Agora vamos nos aventurar junto com eles por mais lugares dentro da Língua Portuguesa. Será mais autêntico, mais fogoso, mais intenso.

Obrigada a todos vocês, que a partir deste momento fazem parte de uma história de vida e profissional. Este é um momento único, repartido por nós para o resto de nossas vidas.

ADEUS.

Ah! Como nada é para sempre, então:

ATÉ LOGO

                            
Por  Jane  Luci Machado de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário