O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

3.11.11

POLO DA ESCOLA MAXIMINIANO CAMPOS - 13 ENCONTRO ( 13-10-2011) PRODUÇÃO TEXTUAL


RELATÓRIO DE ATIVIDADE

Para a aplicação do “Avançando na prática”, proposto na página 54 do TP6, escolhi a fase IV A da Escola Alice Vilar de Aquino e desenvolvi o seguinte roteiro:
1º MOMENTO: Conforme a faixa etária da turma, selecionei dois textos sobre a legalidade do aborto no Brasil para iniciar as discussões em sala de aula. Solicitei à turma a leitura de cada texto para identificar as teses defendidas pelos autores e os argumentos utilizados por eles.
2º MOMENTO: Sugeri aos alunos a representação de suas opiniões sobre o tema abordado, através de um júri-simulado. A classe foi dividida em dois grandes grupos. Uma equipe agurmentou a favor do tema, e a outra apresentou argumentos contra.
 3º MOMENTO: Os alunos, em grupo, produziram um texto opinativo sobre a legalidade do aborto no Brasil e leram para a classe suas produções. Após as leituras, os alunos avaliaram oralmente o nível de convencimento presente nos textos dos colegas.
Ao longo das etapas, ao observar o contra-argumento utilizado pelos alunos nas discussões em sala de aula, nas apresentações do júri-simulado e nas avaliações orais dos textos dos colegas, percebi que os alunos conseguiram identificar e julgar os argumentos apresentados durante as atividades.

Bernadelle Souza
Escola Alice Villar

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