PROFESSORA ANA CRISTINA
Assim como fiz nas aulas anteriores, preparei-me lendo antecipadamente as sugestões de atividades da TP 3, chegando a escolha do avançando na prática da página 25. Li com os alunos a biografia de Carlos Drummond de Andrade e a de Machado de Assis que tem disponível no livro didatico. Após a análise e identificação dos tipos de informações que constituem um texto biográfico propus que cada um dos alunos elaborasem sua própria biografia, na terceira pessoa, como a de Carlos Drummond de Andrade, e aqueles que se sentissem a vontade (voluntariamente) para ler suas biografias para os colagas da sala.
RELATORIO TP 1
Para realizar o avançando na prática da TP 1 preferi seguir as instruções sugeridas . Comecei a aula perguntando aos alunos se eles conheciam a cultura indígena , exemplifiquei sua cultira, culinária, como é a comida, o modo de vida, chegando por fim ao vocabulário indígena , alguns não apresentaram respostas significativas foi então que sugeri que eles fizessem pesquisas para obter estas respostas e na próxima aula faríamos um debate para verificar as respostas encontradas. Na aula seguinte poucos alunos estavam com a pesquisa então fiz um grande círculo para iniciar o debate sobre as informações que eles haviam trazido. Após este momento pedi que eles se reunissem em grupos de 5 ou 4 pessoas para fazer a leitura do texto sugerido pela TP. Após a leitura em grupo pedi que eles respondessem algumas questões relacionadas ao texto e discutissem sobre o que leram. Comecei então a andar pelos grupos direcionando as respostas para que não fugissem do objetivo. Alguns ficaram revoltados com a atitude dos alunos e da professora,identificando-se com o personagem.Então após o debate caloroso em equipe solicitei que de cada equipe um aluno fosse a frente para falar sobre a personagem Porã e suas dificuldades.Para finalizar a aula pedi como tarefa de casa que eles elaborassem em equipe cartazes que mostrassem o respeito as pessoas de culturas diferentes e em especial a indígena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário