PLANEJAMENTO DE AULA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa/Redação PROFESSOR (A): Angélica Guilherme DATA: 20 de outubro de 2011
CURSITAS: Lany Pereira e Carla Valeska
(Plano de aula)
1. Série: 3º ano médio
2. Área do conhecimento: Língua Portguesa/Redação
3. Professoras: Lany Pereira / Carla Valeska / Cleoneide
Conteúdo O processo de produção textual: A Construção e revisão do Texto(Uso dos Operadores argumentativos)
Objetivo (s) / Competências Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
Produzir, Retextualizar e Reelaborar textos;
Analisar do ponto de vista semântico e /ou discursivo aspectos que envolvem a semântica, os elementos da oração, a acentuação, a ortografia e a pontuação;
Aplicar o conhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo ( o parágrafo), demonstrando a habilidade de relacionar causas e conseqüências, elaborando uma proposta de solução para o tema discutido e aplicando ainda, os operadores argumentativos;
Recursos didático-metodológicos Leitura de textos por meio de fichas;
Construção e reelaboração de textos a partir de características e estrutura do gênero proposto;
Debates a partir da leitura de artigos, acontecimentos cotidianos e reportagens;
Produção de textos argumentativos;
Ações de intervenção (passo a passo) 1ª AULA
Pesquisa e/ou Leitura prévia da proposta temática de redação: A Ascensão da mulher;
Discussão em grupo sobre o tema;
Dinâmica: os alunos constroem um texto na oralidade utilizando os operadores argumentativos;
2ª AULA
Planejamento do texto:Construção de tópicos/ideias para inserção de no mínimo três argumentos; Escolha dos tipos de argumentos a ser trabalhado;
Escrita:Introdução dos operadores argumentativos; Atenção à ortografia e pontuação;Estrutura das frases, períodos e parágrafos;
Proposta temática da redação;
Construção do título da dissertação-argumentativa pelos alunos;
3ª AULA
Revisão: 1º MOMENTO_os alunos trocam os textos entre si e avaliam o texto do outro seguindo os critérios de avaliação textual estabelecidos e conhecimentos adquiridos. 2º MOMENTO_Verificar a construção da introdução; desenvolvimento do tema. 3º MOMENTO_revisão do texto em conjunto com a professora, fazendo a transcrição de trechos do texto no quadro, identificando problemas de coesão e coerência;
4ª AULA
Reescrita do texto e devolução pelo aluno;
Retorno da produção para o aluno contemplando o tema e a coesão.
Avaliação Os alunos serão avaliados por meio de Atividades escritas:Produção de texto, a partir das pesquisas realizadas. Pela observação diária e participação em aula, além da auto-avaliação e por fim, a discussão em grupo. Estes instrumentos de avaliação são úteis para diagnosticar dificuldades na aprendizagem no tocante à Leitura e interpretação de Textos, assim como, planejar estratégias para melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.
Oferecer subsídios teóricos – práticos / metodológicos aos professores de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, proporcionando momentos de discussão, reflexão e construção do conhecimento acerca do ensino da Língua Portuguesa a fim de construir e reconstruir nos alunos habilidades necessárias ao seu desenvolvimento sócio-cultural.
O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?
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