O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

17.10.11

POLO DA ESCOLA TÉCNICA MAXIMINIANO CAMPOS \ RELATÓRIO DE ATIVIDADE


O trabalho foi desenvolvido na Escola Poeta Mauro Mota, localizada na rua Arthur Xavier S/N, no bairro de Socorro, no turno da manhã em apenas uma série: 5ªA. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma Atividade, a qual está inserida  no TP5   ( Caderno de Teoria e Prática 5 ), localizada na área “ Avançando na Prática. Para este  trabalho poderíamos escolher as atividades existentes na Unidade 19 ou 20.
Assim, trabalhei apenas com uma turma a 5ªA, na qual realizei  uma atividade do Avançando na Prática da Seção 3, esta pertencente a Unidade 19:Coesão textual. A Seção 3 desta unidade, tem como título:  A progressão textual, o objetivo desta seção é analisar mecanismos de coesão sequêncial.
A atividade escolhida foi planejada, a partir das questões pertencentes ao Avançando na prática da página 162 - 163, a qual propõe  a criação de uma história a partir de  um tema ou de um título dado anteriormente.
Assim como foi planejado,  iniciei a  atividade propriamente dita, distribuindo papéis oficio, o qual estava dividido em quatro partes e em seguida coloquei algumas perguntas no quadro, as quais deveriam ser respondidas cada uma em um pedaço de papel, foram elas: a) O que aconteceu?; b) Onde aconteceu?; c) Quando aconteceu?; d) Quem foram os envolvidos?; e) Qual foi o desfecho da história?. É interessante lembrar que, antes de começar a atividade eu já tinha dado com assunto Coesão e Coerência Textuais, assim pude realizar a atividade  melhor.
 Como é proposto na atividade realizada, pedi que eles colocassem todas as respostas em sacos separados e cada aluno retirou uma resposta de cada vez. De posse de todas as respostas pedi que eles escrevessem em duplas uma história, expliquei que, para as respostas ficarem com sentido no texto deveriam usar alguns elementos coesivos.
Desta forma, logo após  as instruções dadas, eles desenvolveram a atividade sem muitas dificuldades. Apesar de que reclamaram um pouco, pois as histórias ficaram muito sem sentido. Após as produções já realizadas fiz a leitura  de alguns textos com os alunos e pedi que os mesmo prestassem atenção  nas histórias produzidas.
Esta atividade tinha como objetivo fazer com que os alunos escrevessem, um texto narrativo aplicando o seu conhecimento, e depois juntassem partes do texto formando um outro, o qual precisaria de elementos coesivos.
Em relação as outras atividades já realizadas do Avançando na Prática, acredito que essa não foi tão difícil de ser realizada, a qual a turma  não teve muitas dificuldades. Mas não encontrei maiores dificuldades.
Tentei seguir a o máximo a atividade do Avançando na prática da página 162 - 163, acredito que  consegui seguir a risca, pois se trata de uma atividade um pouco mais fácil  se comparada as demais já aplicadas.
Neste tipo de atividade realizada, acredito que os resultados foram bastante positivos, pois eles conseguiram dentro de suas limitações e dificuldades participarem da atividade, após entenderem o que tinha sido proposto, eles conseguiram produzir os textos, cada um a seu modo, mas sem muitos problemas, além de depois conseguirem apresentar os textos produzidos.
Em síntese, consegui realizar a atividade, alcançando assim os objetivos desejados. Pode-se dizer que, a medida do possível, os objetivos esperados foram alcançados, conseguindo fazer o que foi proposto.
È importante ainda, mencionar que, devido ao pouco tempo não tive condições de parar, discutir ou ao menos avaliar essa atividade com nenhum dos meus colegas de trabalho, mas os resultados foram pertinentes a nossa realidade.
Dulce Maria
Escola Poeta Mauro Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário