O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

6.10.11

POLO DA ESCOLA TÉCNICA MAXIMINIANO CAMPOS - RELATÓRIO DE ATIVIDADE



   Tendo em vista as discussões sobre gêneros textuais durante alguns encontros do Projeto Gestar II, o tipo injuntivo foi a sequência tipológica escolhida da Unidade 11 (TP3), para ser sistematizada em sala de aula.
   A classe escolhida para a aplicação da atividade foi a 5ª série A, composta por 42 alunos, da Escola Estadual Alice Vilar de Aquino, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes – PE. Esta turma foi selecionada, porque os alunos já haviam pesquisado manuais eletrodoméstico para trabalhar, em outras aulas, o conteúdo verbos imperativos. Daí, pensou-se que tal pesquisa facilitaria a aplicação do Avançando na Prática proposto na página 115 do TP3.
   A experiência, em sala de aula, aconteceu durante uma semana, perfazendo um total de seis aulas de Língua Portuguesa. Inicialmente, solicitou-se aos alunos que trouxessem, para a sala de aula, manuais de diferentes produtos, além dos manuais já utilizados em outras atividades. Em pequenos grupos, os alunos analisaram os textos trazidos, buscando identificar o roteiro estabelecido para a análise: objetivo do texto, a quem se dirige o texto, trechos imperativos, etc.
   Em outro momento, cada grupo procurou expor à turma as informações encontradas nos textos analisados, classificando-os de acordo com as características textuais percebidas. Eram comuns comentários como “o texto serve para orientar”, “apresenta uma ordem”, “procura ensinar algo”, demonstrando as características observadas durante a leitura dos modelos instrucionais.
   Com as características dos gêneros já discutidas,os grupos procuraram justificar por escrito os motivos que os levaram à classificação do gênero analisado. Em seguida, cada grupo escolheu um integrante para ler o texto produzido. Após as leituras, os alunos comentaram os aspectos esquecidos em alguns textos: “não disse para que serve o texto”, “não falou dos verbos imperativos”, “o objetivo do texto não é esse”. Depois, seguiu-se o processo de reescrita dos textos que precisaram ser aprimorados.
   Observou-se, ao longo das atividades, que os objetivos foram alcançados: os alunos foram capazes de reconhecer e classificar o gênero analisado, embora alguns textos produzidos não apresentaram um ou dois aspectos das características instrucionais presentes nos manuais estudados.


CURSISTA: BERNADELLE SOUZA
ESCOLA ALICE VILAR DE AQUINO

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