O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

27.10.11

ESCOLA PÓLO DES. JOSÉ NEVES FILHO 27/10/2011 TP6

TP6 UNIDADE 24







3- Como avaliar a leitura dos alunos?

Nos trabalhos com arte, seja literatura ou outra, a avaliação em processo é, sem dúvida alguma, a mais adequada. É muito difícil medir valores, envolvimento. E esse é o dado prioritário, no trabalho com literatura.
            Na avaliação da leitura, menos do que “medir” o conhecimento dos alunos, ela deve ajudar-nos a ver com clareza se nossos objetivos estão sendo atingidos, se nossos métodos e estratégias estão aproximando os alunos da leitura. Ela dá pistas para o redimensionamento do nosso trabalho. Basta que queiramos enxergar não simplesmente as dificuldades dos alunos, mas as nossas também, na busca para superar os problemas deles..
A necessária suspensão da descrença...
Samuel Taylor Coleridge, poeta inglês em um de seus artigos fala sobre a necessária suspensão da descrença. Para o poeta, antes de adentrarmos a obra ficcional, precisamos suspender a descrença e tornar crível tudo o que ali se realizará.
Assim mesmo deve proceder conosco...
Precisamos acreditar que ao adentrar o espaço da sala de aula, pela literatura, tudo poderá acontecer...




Nenhum comentário:

Postar um comentário