O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

6.10.11

POLO DA ESCOLA TÉCNICA MAXIMINIANO CAMPOS - SÍNTESE DA UNIDADE 14 DO TP4



Na Unidade 14 do TP4, percebe-se uma discussão sobre processos de leitura. Tal unidade está dividida em três seções. A Seção 1 cujo título é Onde está o significado do texto? apresenta oito atividades que procuram mostrar texto e leitor como criadores de significados. Na página 80, apresenta no Avançando na Prática uma proposta de trabalho com o texto Nossas Cidades de Leão Lobo em turmas de 7ª a 8ª séries que busca também reconhecer que o significado está tanto no texto como no leitor. Ainda apresenta o quadro Resumindo o qual aborda um pequeno comentário acerca dos textos literários e não – literários. A Seção 2 é composta por quatro atividades e um Avançando na Prática. Tal seção tem como objetivo discutir a importância da definição dos objetivos de leitura com diferentes textos e significados. O quadro Resumindo aborda que a leitura pode apresentar diferentes fins e modos, e o professor deve tentar desenvolver no aluno não só a consciência da importância do ato de ler mas também dos diferentes tipos de leitura. A Seção três também apresenta quatro atividades e um Avançando na Prática que procuram abordar a relevância dos conhecimentos prévios na produção de significados. O quadro Resumindo busca frisar que o conhecimento prévio é um fator decisivo para despertar o interesse pelo texto e possibilitar sua compreensão. Ao longo da Unidade 14, percebe-se que o professor é convidado a discutir e realizar atividades importantes para serem aplicadas em sala de aula.
CURSISTA: BERNADELLE SOUZA
ESCOLA ALICE VILAR DE AQUINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário