O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

27.10.11

ESCOLA PÓLO DES. JOSÉ NEVES FILHO 27/10/2011

LITERATURA PARA ADOLESCENTE

1-Como fazer a escolha de títulos?
A- Selecione livros bem diferentes, em gênero, em dificuldade, no tratamento da história (com humor, com poesia, por exemplo). Apresente a seus alunos obras de várias tendências.
B- Proponha que cada um escolha o título que mais lhe interessa e que leve para ler “em casa”.



2-Que fazer, enquanto os alunos estão lendo?
A-   Inicialmente, tenha todos os dias alguns minutos para uma roda de leitura, em que cada um vai falar sobre seu livro. Você pode fazer grupos de discussão entre os que estão lendo a mesma obra. Acompanhe essas discussões dos grupos. Ajude no debate criando perguntas estimuladoras.
B-   Conforme o andamento da leitura, deixe à disposição dos alunos o espaço de um painel, de um quadro, para eles escreverem, se quiserem, algo sobre o livro.
C-    Conforme o envolvimento com o assunto da obra, eles podem interessar-se por desenvolver alguma outra experiência: passar a história para quadrinhos, dramatizar, fazer uma pesquisa ou entrevista sobre uma questão do livro, escrever ao autor, etc. Um grupo mais experiente pode querer comparar o livro com outros, ou com um filme.
Outro, criar um conto, narrando a história através de outra personagem, de outro ângulo. Discuta com eles o que seria mais viável para o grupo e mais cabível para a obra. Deixe que eles resolvam o que fazer. Se necessário, reserve um tempo da aula para esse trabalho.
D-   Os alunos têm prazer em apresentar para os outros os resultados de um trabalho. Discuta com eles formas, local e data de apresentar aos colegas o seu trabalho.
E-    Depois das apresentações, avalie o trabalho com o grupo e com a turma toda

Nenhum comentário:

Postar um comentário