O QUE É PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

20.10.11

ESCOLA PÓLO DES. JOSE NEVES FILHO 2/10/2011

OBJETIVOS DA OFICINA :

- Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos;
- Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos ;
- Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual;
- Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão;
- Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição;
- Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.

LEITURA DO MEMORIAL - Resgate do encontro anterior

1º MOMENTO - Depoimentos das atividades realizadas em sala de aula. Leitura e entrega do memorial do encontro anterior
Leitura deleite: VINTE E UMA COISAS QUE APRENDI COMO ESCRITOR Moacyr Scliar.   
        
2º MOMENTO -  Apresentação dos Slides sobre Produção textual: TP¨6 Unidades 22 e 23.         
3º MOMENTO - Leitura das páginas e avaliação das atividades) Seção 1:  75 a 92;  Seção 2: 93 a 101; Seção3: 102 a 110.

4º MOMENTO- Debate sobre a leitura e realização da leitura das páginas subsequentes,  enfatizando as análises dos “ Avançando na  Prática e Resumindo”) Seção 1 :  120 a 134 ; Seção 2:  135 a 142; Seção 3: 143 a 152.
                
5ºMOMENTO -Leitura de dois capítulos do livro “ Produção de textos na escola”   para posterior socialização. Divisão em 2  grupos ( Cap. 7 : A revisão textual na sala de aula -  reflexões e possibilidades de ensino – pág. 119; Cap. 8: Produção de textos escritos e análise lingüística na escola – Pág. 135).                      

6º MOMENTO- Leitura do Ampliando nossas referências”( Pág. 155-158).

7º MOMENTO-Elaboração e socialização de propostas de atividades para a sala de aula.

Reflexão sobre o texto depoimento de Graciliano Ramos sobre  A arte de escrever.



Nenhum comentário:

Postar um comentário